Campanha: Direção é assunto sério

Audio da Campanha

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO É EDUCAÇÃO PARA TODA A VIDA

Escolha um CFC de qualidade

Adquirir a primeira habilitação, adicionar categoria para conquistar uma oportunidade de trabalho ou aprimorar as habilidades no trânsito. Estes são alguns dos objetivos de quem busca os serviços de um Centro de Formação de Condutores (CFC), empresas que desempenham um papel fundamental para a vida das pessoas e para a sociedade.

Assim como em todas as decisões importantes que trazem impactos em nossas vidas, o processo de aprendizado no trânsito também deve ser encarado com seriedade. Neste sentido, o Sindauto Bahia lançou uma campanha visando orientar a população sobre os critérios para escolha de uma autoescola.

Fique atento aos seguintes pontos:

1. Referência e credibilidade: Conhece alguém que já tenha estudado na autoescola? Qual a avaliação sobre o serviço? Buscar referências é uma importante dica, pois certifica a qualidade do serviço por meio de quem já o testou. Não contrate serviço de autoescola fora da sede do CFC, por meio de intermediários.
  1. Localização: Com o sistema biométrico, o início de cada aula é monitorado e registrado no horário exato com a captação da digital do aluno. Por isso, você precisa estar próximo da autoescola para garantir sua presença no horário exato, pois o sistema não permite o registro após um limite de 15 min de atraso.
  1. Infraestrutura: Salas confortáveis e equipadas, para o curso teórico, e frotas com veículos conservados e novos, para o curso prático, são essenciais para seu aprendizado.
  1. Qualidade do ensino: Busque informações sobre a qualificação dos instrutores da autoescola – eles serão seus tutores no trânsito. Exija que o instrutor que validou o início de sua aula, no sistema biométrico, seja o mesmo que vai ministrá-la.
  2. Agilidade e compromisso com aluno: Procure se informar sobre os intervalos de cada etapa do seu processo de habilitação. Qual o prazo máximo para o início das aulas práticas, após aprovação no curso teórico do DETRAN? Quanto tempo leva para realizar o agendamento de exames?
  1. Preço compatível: Pesquisar valores praticados pelas autoescolas é um passo importante. Desconfie de preços muito abaixo da média praticada no mercado.

A manutenção das atividades de um centro de formação de condutores deve atender a requisitos básicos, e onerosos, como: Frota de veículos de duas e quatro rodas, estrutura física adequada para realização de aulas e simulados, além de investimentos em tecnologia e suporte administrativo.

A carga horária de cada curso é regulamentada pelos órgãos de trânsito e deve ser cumprida integralmente. Exija da autoescola que todas as aulas teóricas e práticas sejam cumpridas rigorosamente em quantidade e tempo de cada uma.

Além do valor dos cursos teórico e prático, existem taxas regulamentadas relativas ao agendamento e reagendamento de exames, de aulas, etc. Leia o contrato atentamente!

Antes de fechar negócio, fique atento se a autoescola atende a esses requisitos. O Sindauto defende o papel dos centros de formação de condutores em servir aos alunos de forma satisfatória e com alta qualidade, garantindo boa formação para os futuros condutores e contribuindo positivamente para um trânsito melhor.

Clique aqui e encontre uma autoescola mais próxima