Empresários de Senhor do Bonfim recebem orientação sobre eSocial e Planilha de Custo

Publicada em 21-09-18

 WhatsApp Image 2018-09-19 at 10.30.25

 

Consultora empresarial ministrou palestra esclarecendo dúvidas de associados da região

“Foi um encontro muito proveitoso e importante para o empresário”, esta foi a avaliação da associada Rute Batista, do CFC Vitória de Campo Formoso, sobre a reunião promovida,  pelo Sindauto Bahia, no dia 19/09, em Senhor do Bonfim. Na pauta, assuntos vitais para o segmentos como o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e Planilha de Custos foram abordados pela consultora empresarial Jacira Cardeal, da Proasse.

Na ocasião, a especialista destacou a importância de conhecer os custos da empresa, a fim de auxiliar o empresário da definição de preços sustentáveis para cada serviço prestado nos CFC´s. Na apresentação da Planilha de Custos, desenvolvida pelo Sindauto Bahia para seus associados, Jacira explicou como mensurar o valor ideal a ser cobrado, de acordo com as despesas mensais de cada empresa, evitando prejuízos. 

“Infelizmente, muito empresários adotam a política de baixar preço para eliminar a concorrência, esquecendo que desta forma ele está afundando sua própria empresa também”, avalia a empresária Rute Batista.  Além da Planilha de Custos, os empresários também tiveram a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre o eSocial, sistema do Governo Federal que reúne os dados trabalhistas, fiscais, previdenciários das empresas em uma só plataforma, em fase de implantação.

Para Rute, essa discussão é fundamental para conscientizar e atualizar o empresário. “Soube da necessidade de migrar para o eSocial neste encontro. Acredito que estas reuniões, articuladas pelo Sindauto são muito importantes e devem acontecer pelo menos uma vez no ano”, conclui a empresária.